“Samba da gente” reafirma fenômeno da identidade do público com este gênero musical brasileiríssimo nesta sexta, 9/4, no Clube da Imprensa. Confira!
Os sambistas de plantão precisam estar atentos para a boa nova da cidade: inicia nesta sexta, 09 de abril, no clube da imprensa, um projeto que tem tudo para representar um marco diferente no resgate das raízes do samba e grande destaque no que há de melhor na oferta de entretenimento no universo deste ritmo verde e amarelo. Nem mesmo alguns dos amantes mais fieis do samba sabem que, atendendo uma proposta do Centro Cultural Cartola, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) oficializou, no final de 2007, o samba como Patrimônio Cultural do Brasil, ato que imortalizou o gênero e abriu as portas para que entrasse definitivamente no Livro de Registro das Formas de Expressão do instituto. Ou seja, o Samba é tombado pelo patrimônio histórico!!!
Coincidência ou não, o fato é que a proliferação das rodas de samba em Brasília vem acontecendo, de dois anos para cá, de forma imperiosa e indiscutível. Remexendo as “cadeiras”, o público dança e samba entusiasmado, aprecia a melodia, mas pouco conhece sobre este importante “pedaço” cultural do nosso país. A proposta do ”samba da gente”, além de reforçar e valorizar o alto nível dos talentos existentes na cidade, é procurar oferecer informações peculiares, curiosas, jocosas sobre o samba. “Contar estórias” interessantes sobre os grandes compositores, momentos de inspiração ou situações que motivaram a criação de determinadas canções conhecidas e cantadas por todos, definições curtas sobre o samba e suas derivações estão entre as intenções dos idealizadores do projeto. “O papel do promotor cultural consciente vai além da área organizacional. Queremos oferecer, através de frases curtíssimas apresentadas durante o show, informações inerentes ao samba e sobre as derivações musicais que receberam denominações próprias, como o samba de gafieira, o samba enredo, o samba de breque, o samba-canção, o samba-rock, o partido alto, o pagode, entre outros”, afirma uma das responsáveis pelo projeto.
Samba:instrumento facilitador para questões diplomáticas na década de 40
Animado, outro parceiro do projeto emenda: “afinal, a matéria prima com que estamos trabalhando, além de ser o gênero musical mais popular no Brasil, é muito conhecido em todo o mundo e é imediatamente associado pelos estrangeiros - assim como o futebol e o carnaval - ao nosso país. Esta estória de exportar o samba começou com o sucesso internacional de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi consolidada com Carmen Miranda (apoiada pelo governo Getúlio Vargas e a política da boa vizinhança norte-americana), que levou nosso samba para os Estados Unidos, o que foi o marco inicial para inserir definitivamente o Brasil no cenário mundial da música.”
Existem muitas vaiáveis a serem exploradas. O “Samba da gente” pretende proporcionar alegria, animação, divertimento saudável. Estabelecer um espaço de convivência interessante, onde pessoas possam travar novos relacionamentos. Os organizadores desejariam criar um ambiente democrático, onde o jovem possa estar dançando com o idoso e vice versa. Um local onde casais possam ir para dançar pelo prazer que esta atividade proporciona independente da idade que possuam, sem confronto entre faixa etária, sexo, raça. É o brasileiro querendo curtir um dos ritmos mais marcantes de sua pátria, seja ele quem for. Esta situação só é possível por conta do vasto e clássico repertório, o qual agrada a maioria das pessoas independe da idade.
Deborah Vasconcellos e samba na estréia do projeto
Vanguardista como intérprete de samba, Deborah Vasconcellos reafirma a solidez do seu trabalho surgindo como um dos mais novos e indiscutíveis ícones da música candanga.. Dona de um bom gosto apuradíssimo e ímpar, Deborah faz um verdadeiro garimpo nas melhores minas de diamantes da boa música brasileira. Com isto apresenta um repertório bastante seleto em seus shows permeando pelo mais requintado e autêntico samba de raiz, sempre surpreendendo seu público.
No seu cardápio musical constam os primórdios do samba:de Ary Barroso, Cartola, Noel Rosa , Zé Kéti, aos emblemáticos de Chico Buarque, Djavan, Paulinho da Viola, não desmerecendo a boa abordagem da nova geração, como Diogo Nogueira e Dudu Nobre. A intérprete não reproduz comportamentos;desvenda um jeito próprio, único, sensual, seguro e alegre ao cantar. Fácil entender o sucesso unânime que está colecionando ao se apresentar nas melhores e disputadas casas da Capital Federal.
Deborah está acompanhada pelo grupo “Samba na medida”, composto pelos talentosos músicos Juninho Alvarenga no cavaco e voz.Amilcar Paré no Violão e voz;Filipe Moreno no Pandeiro;Biel Teixeira Tantã e Surdo e Thiago Viegas na Percussão Geral
Vale a pena conferir!
Alguns sambistas conhecidos na cidade vão estar presentes e vão se apresentar como convidados especiais, como é o caso da cantora Rita Mell, Anna Christina, Alberto Salgado, entre outros.
Serviço:
“Samba da Gente” – Deborah Vasconcellos e “samba na medida”.
Sexta-feira,9 de abril, 22 horas. Clube da imprensa (Vila Planalto, ao lado do clube da Aeronáutica).
Ingressos:
Homens R$10,00
Mulheres$ 15,00
Informações: 9984 8445 / 8172 4555
Assessoria de imprensa: teresalyra@gmail.com ou teresa@deadlinecomunicacao.com.br
(9984 8445)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário